titulo

NOTÍCIAS

Comissão “OAB Vai à Escola” lança Projeto na Câmara de Vereadores de Araranguá

20/06/2019 21:52

Na quarta-feira (19) a Comissão da “OAB Vai à Escola” da OAB/Araranguá lançou oficialmente na Câmara de Vereadores da cidade, a Cartilha também denominada “OAB Vai à Escola”.

O Projeto é um trabalho essencialmente pedagógico, que promove e estimula a cidadania na sociedade a partir de ações realizadas junto a instituições de ensino. Um dos principais focos é prestar orientações e auxiliar na promoção da aplicação, na prática, da legislação pertinente à educação.

A Câmara de Vereadores é a principal apoiadora do projeto que consiste na distribuição de 40 mil cartilhas com informações de seis áreas do Direito, contemplando alunos do 5º ao 9º ano de 21 escolas públicas do município. “Muito importante apoiarmos esta ideia que surgiu como forma de promover o pleno exercício da cidadania das futuras gerações araranguaenses. Devemos parabenizar também a disponibilidades dos advogados de nossa cidade em promover uma ação voluntária e tão importante quanto essa”, comentou o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso. Os demais vereadores também parabenizaram a ideia e elogiaram a iniciativa da diretoria da subseção.

Conforme o Presidente da OAB/Subseção Araranguá, Laércio Machado Júnior, a publicação conta com noções de Direito Penal, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Constitucional, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Trânsito Brasileiro. “É na criança e no adolescente que devemos focar. Esta parceria com os vereadores é antes de tudo, um investimento num amanhã melhor”, ponderou Laércio Machado.

Além do material encaminhado para o acervo das escolas, públicas, alguns advogados também estão realizando palestras para os alunos, abordando diversos temas relacionados aos direitos e deveres de cada cidadão.

De acordo com a Presidente da Comissão “OAB vai à Escola”, Tamires Gonçalves Nazário, o Projeto está em andamento desde março deste ano, sendo contemplados até o momento, aproximadamente 500 alunos de quatro escolas. “Essas cartilhas foram escritas pelos advogados voluntários que fazem parte do projeto e estamos muito satisfeitos com os resultados”, asseverou Tamires.

Ainda segundo ela, será promovido o 1º Concurso de Redação “OAB vai à Escola”, com o tema “A importância de saber os meus direitos e deveres”, podendo participar alunos do 8º e 9º ano. As inscrições já estão abertas e seguem até 25 de outubro. “O concurso será uma das primeiras ações com o tema a ‘importância de saber meus direitos e deveres’. Todas as escolas serão visitadas pela comissão que explicará o regulamento para os alunos, sendo que o resultado será divulgado em dezembro”, finalizou Tamires.

 

PARCEIROS

Em breve, parceiros OAB.
titulo
OAB - 20ª Subseção
OAB - 20ª Subseção
KM 227 - Rodovia Araranguá/Morro dos Conventos
(48) 3524-0309 | oabararangua@hotmail.com